sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O que é isto? O que poderá ser isto?

A Sociologia como as demais ciências, nasceu da Filosofia, se desvincilhou desta criando um novo método.
Embora antes de se tornar Sociologia, o estudo experienciou-se como Filosofia Social e Filosofia da História, passando por mudanças até surgir como tal no início do séc. XIX, no momento em que Auguste Comte incia seus estudos através da história do pensamento humano.
Por que a Sociologia originou-se da análise histórica?
Porque foi através de reflexões que o homem fez sobre si mesmo e suas relações com os outros seres humanos que ele passou a assumir a característica de "pensador social".
A Filosofia no seu início englobava a reflexão que busca o saber universal, englobando todos os conhecimentos e buscando explicar os fenômenos.
Embora os pensadores antigos refletissem sobre a vida social, frente aos problemas, passavam a procurar remédios que trouxessem a solução. Estes remédios eram: Estabelecer regras de ação para a vida ou idealizações a serem realizadas, ou seja, ou se optava por uma ação normativa ou por uma idéia finalista. Por exemplo: Siga as regras X e Y que o problema será resolvido; ou se você se comportar da tal forma, o problema será resolvido.
Platão e Aristóteles, pensadores da antiguidade, partiram de uma organização social conhecida como Pólis, mas sob a ótica da ética, a busca de uma vida boa e feliz; para isto alicerçaram seus pensamentos na política e na moral.
Estes pensadores indagavam o que a sociedade deve ser. Mas apenas buscar isto não basta, pois deixavam de investigar a sociedade enquanto tal; não se perguntavam o que é ou poderá ser. Para o estudo sociológico não basta se preocupar somente com a situação econômica e política, é necessário para ao pensamento científico, que percebamos que também na sociedade existem leis naturais que regem os fenômenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário